Apresentação

A Fundação Mário Soares e Maria Barroso é uma instituição de direito privado e utilidade pública sem fins lucrativos, criada em 1991.

A Fundação tem como missão a promoção de uma cultura cívica e democrática inspirada na vida e nos legados de Mário Soares e Maria Barroso e a preservação e divulgação da memória histórica e da herança cultural de Portugal Contemporâneo.

A atividade da Fundação desenvolve-se no plano cultural, científico, educativo e social, destacando-se a organização e disponibilização em acesso aberto do seu património cultural (Arquivo, Biblioteca, Casa Comum e Casa-Museu João Soares), a programação de eventos científicos e culturais, a promoção de programas de formação e de debate, a cooperação com os países da lusofonia e o estímulo à criação e disseminação de conhecimento de base científica, em particular sobre a ação de Mário Soares e Maria Barroso.

A Fundação acolhe um dos mais extensos e relevantes arquivos políticos portugueses do século XX, compreendendo documentação pessoal e política de Mário Soares e de Maria de Jesus Barroso e diversos acervos essenciais para o conhecimento da História de Portugal, da Europa e do Mundo, abordando temas como o republicanismo, colonialismo, anticolonialismo, oposição e resistência à ditadura, transição democrática, construção europeia, biologia, oceanos, matemática, literatura e artes plásticas.

Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85 | Fax: (+ 351) 21 052 96 99
geral@fmsoares.pt | casa-museu@fmsoares.pt